quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O que é ser brasileiro?

Poderíamos iniciar esta reflexão, a partir, da retomada da nossa origem étnica e, então, recuperaríamos as nossas três principais matrizes, formadas pelos povos ameríndios, africanos e europeu, sobretudo os portugueses. Alguns atentariam para a não inclusão dos povos asiáticos e arábes, mais especificamente, que, bem sabemos, também contribuíram na composição de nosso povo.

Mas persiste um questionamento, como definir algo único que remete um pouco mais de 188 milhões de pessoas diferentes, com as mais diversas histórias e crenças, que se transformaram ao longo dos séculos e deram a “cara” do que é definido como brasileiro?

Primeiro, parto da idéia de que é impossível acreditar na homegeneidade cultural em terras tupiniquins. Assim, seriam muitos brasis dentro de um Brasil. Porém, ressalto, de que existem alguns ícones que nos une em torno do que alguns denominam brasilidade (uma essência que nos une).

Baseada na experiência relatada por Sérgio D’ávila , no texto “Mais Cego é aquele que não quer enxergar.”, destaco o futebol, sim, o futebol. Quem de nós não se emocionou, alguma vez na vida, com imagens como a do craque Bebeto, na seleção de 94, oferecendo o gol para seu filho, ou, então, a homenagem feita pelo nosso capitão Cafu ao Jardim Irene, no momento de levantar mais uma taça?

Temos também algumas especiarias, ontem, talvez o pau-brasil, mas, atualmente, quem recusa o arroz e feijão por essas bandas? E a cachaça? Nossa aguardente é imbatível! Há aqui também as novelas, famosas por todo o mundo, que só perdem para o nosso maravilhoso Carnaval.

Carnaval, isto me faz recordar uma história. No ano de 2003, quando a Gaviões da Fiel foi a escola campeã na disputa paulista um fato curioso aconteceu. Durante os desfiles, ao lado do recuo da bateria tem um espaço, no qual, ocorre uma festa paralela - nunca tinha me dado conta. O frenético dançar dos pretos suados lá embaixo é substituído por brancos que se animam ao som de música eletrônica inglesa. Percebe? “Tudo junto numa coisa só”.

Assim somos brasileiros, somos fragmentos que formaram o novo, somos mestiços. E essa mestiçagem, que talvez não esteja tão evidente, está, inegavelmente, presente em nosso DNA e é marcante em nossa cultura.

Um comentário:

GABRIEL RUIZ disse...

Pergunta difícil, mas a gente se arrisca.
Brasileiro é uma "misturança" de várias culturas juntas. Isso é muito louco. Na praça da Sé, por ex., tem uma mistura inusitada, que só poderia sair do Brasil: samurai com candomblé.
Segundo o tropicalista e gênio das artes Jorge Mautner, o brasil tem a cultura mais original do mundo, justamente pq tem o poder de absorver e misturar tudo, de maneira rápida. Por isso é a mais superior do planeta. Diz ele e um poeta norte americano que me foge o nome que o Brasil será futuramente o vértice da humanidade...